13/05/2010

"GRANDE AULA" | CAMPANHA GLOBAL PELA EDUCAÇÃO |


Grande Aula


Participação na “Grande Aula” dia 20 de Abril às 20:30 horas

1.º Momento - Abertura - Momento musical protagonizado por Guilherme Aresta-violinista, aluno da escola do 11.º ano)

2.º Momento - Leitura de Poema por parte dos professores dinamizadores da Aula.

3.º Momento – Abertura oficial da aula (muito breve) por um de nós.

4.º Momento Professora Helena de Matemática e alunos do curso EFA apresentam os objectivos da aula

5.º Momento – Professora Marília de Matemática e alunos de 8.º ano apresentam uma série de dados estatísticos relativos ao mundo e a Portugal sobre a falta de instrução nas crianças e mulheres (números que tornam mais evidente o propósito da aula)

6.º Momento – Professor André Machado, orador em representação da Universidade Sénior, na qualidade de professor e presidente desta instituição.

7.º Momento – A professora Maria de Lurdes Abreu, de História e a turma do 10.º E com a colaboração da professora Fernanda Vitoriano apresentam a colecção de cartazes “História no feminino” com uma perspectiva histórica do papel da mulher na sociedade e do seu acesso à educação, dando para cada época um exemplo de Mulher que se tenha de algum modo evidenciado em domínios para além daqueles que a sociedade lhes permitia actuar. Chegados, ao século XX apresentarão muitas mais, com a intenção de marcar o século da sua afirmação e natural conquista de direitos fundamentais. Os cartazes procuram tirar partido da comunicação visual, sem descuidar o texto e o rigor histórico. Numa viagem história, que parte do mundo global para a dimensão local chegamos à Dr.ª Lídia, médica aposentada, mas cuja acção teve grande relevo na região, fruto do acesso que teve à instrução.
Por motivos pessoais a Dr.ª Lídia não pode estar presente na aula, no entanto a sua acção e a sua história serão evidenciadas na aula, até porque tivemos com ela encontros nesse sentido.


8.º Momento - A professora Lurdes Abreu a as Alunas da turma EFA de Acção Educativa apresentam o cartaz que contempla as mulheres que são fonte de inspiração para estas alunas, cada aluna apresentará os motivos da sua escolha (apresentam senhoras como Ana Castro Osório, Maria Veleda, Catarina Furtado, Rosa Lobato Faria, Maria Barroso… )


9.º Novo - Divulgação de um vídeo, com o testemunho e apelo de individualidades a nível mundial para que todos adiram a esta causa, reflectindo e inscrevendo-se em 1Goal for education, vídeo cedido pela organização da Semana de Acção Global pela Educação.

10.º Momento – Momento musical, protagonizado pela Rosana, aluna do 12.º ano da escola, acompanhada ao piano por Guilherme Aresta.


11.º Momento – Partilha de ideias, de estados de alma, de desejos (motivar à participação de todos através de frases que iremos distribuir e que cada um poderá completar, sobre o assunto da aula, claro!)

Porto de Honra


Ideias chave desta Aula

A Escola associa-se a uma campanha global pela educação.

A escola dá a conhecer a realidade global, para motivar todos para a valorização e melhoria da nossa educação, das nossas oportunidades, ultrapassado constrangimentos e dificuldades. Sublinha-se o papel da mulher, o seu acesso à educação e participação social, noutros papéis que não os de mãe, esposa e dona de casa.

A preparação desta aula foi um trabalho realizado interdisciplinarmente, estando envolvidos professores de diferentes áreas e de diferentes percursos (Ensino Regular, EFA e Profissional). Trabalho que apelou à envolvência dos alunos, num processo onde os papéis se confundem, é fácil assumirmos, nós professores, a condição de alunos perante a revelação do talento dos nossos alunos (nomeadamente da Verónica, criadora da imagem dos cartazes, não pondo limites ao seu empenho, rigor e exigência).
Por último, mas mais importante do que tudo o resto, é o facto de a escola se mostrar na sua qualidade de responsável pelo desocultar de talentos, apresentado obra, mostrando que os artistas se fazem trabalhando.

A nossa aula, assim como havíamos prometido, associou-se a tantas outras aulas, tornando-a na Grande Aula. Foi um momento de "silêncio", para contrariar o muito "ruído", que se faz e sente à volta da educação, em particular no nosso país. A Grande Aula realizou-se à noite tendo como público os alunos dos cursos EFA e pessoas convidadas, nomeadamente da Direcção Regional de Educação do Norte, Dr.ª Olívia Santos Silva. Para além desta aula, da parte da manhã, em cada sala todos os professores leram o manifesto e encaminharam os alunos para uma sala onde foram projectados os materiais enviados pelo secretariado. No final cada aluno subscreveu 1Goal, através do respectivo site e simbolicamente assinaram uma bola, uma vez que dia 21 realizamos também o Grande Jogo. Das equipas fizeram parte professores e alunos "contra" elementos da PSP. Resultado: 1 Goal pela Educação.


A abordagem dada, sublinhando o papel da mulher ao longo dos tempos associado à temática do acesso à educação, enquanto direito fundamental, foi muito interessante e demonstra uma reflexão cuidada em torno da organização da Grande Aula. A vossa acção demonstra, também, como se devem relacionar professores e alunos: através da partilha, respeito mútuo e incentivo à manifestação e desenvolvimento das capacidades e competências de cada um; e como os diversos percursos se cruzam e devem interagir.

Ficamos muito contentes por terem criado um momento tão positivo, rico, simbólico e exemplar nesta Semana de Acção.

Enviaremos em breve o certificado de participação e mais notícias.

Parabéns e obrigada pela vossa participação!

Até breve,

Mariana Hancock”


in Avaliação do Secretariado Nacional pela Campanha Global pela Educação

Sem comentários:

Enviar um comentário