03/06/2010

BIBLIOTECA ConVIDA

Há vida na biblioteca!


A VISÃO Júnior, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, criaram uma iniciativa para o ano lectivo 2009/2010 que pretende mostrar a toda a gente como funcionam hoje as bibliotecas das escolas.
Pensando ser uma forma de treinar competências que também são úteis nos trabalhos da escola, as professora Fátima Barreira e Fernanda Silva aderiram ao projecto e em conjunto com as turmas 8º A e 8º B responderam ao desafio lançado que consistia no cumprimento de algumas tarefas:
1 – Novembro: responder a 3 perguntas sobre o conteúdo da Visão júnior.
2 - Janeiro e Fevereiro: resumir um artigo publicado na VISÃO Júnior.
3- Até final de Abril de 2010: realização de uma reportagem sobre a biblioteca da escola. Por isso, ao longo do ano, os alunos destas turmas foram realizando estas tarefas e os trabalhos já foram todos enviados para a revista a fim de serem avaliados.
Para realizarem a reportagem sobre a Biblioteca escolar, os alunos reuniram-se na Biblioteca e questionaram o seu Coordenador, o Professor Daciano Sousa, que os esclareceu sobre diversos aspectos deste espaço escolar. Foi um momento bem agradável em que, com certeza, os alunos passaram a admirar e respeitar mais este espaço de todos os que fazem parte desta comunidade escolar.


Biblioteca conVida

A biblioteca é um lugar que deve ser cada vez mais apelativo para os alunos. Para melhor elaborar o nosso trabalho foi marcada uma entrevista com o Professor Bibliotecário que nos deu a conhecer alguns pontos relativamente à biblioteca e ao seu funcionamento.

Um espaço com história / Pinceladas de uma vida

Daciano Sousa, professor há mais de 20 anos na escola e agora responsável pela biblioteca, explicou-nos sucintamente o nascimento da biblioteca. Em 1954 surgiu a ideia de fundar uma nova biblioteca para o uso diário de crianças e jovens com intenção de melhorar a cultura geral dos próprios. De 1954 a 1959 funcionavam as instalações provisórias da biblioteca no antigo liceu situado na rua Dr. Oliveira de Salazar, em Santo Tirso. A partir de 1957 começou a construção da nova escola que abriu em 1959 com 527 alunos.
Em 1986, em honra do conceituado professor e pintor que dava aulas nesse estabelecimento, a escola passou a chamar-se Escola Secundária de Tomaz Pelayo (ESTP).
O espaço da Biblioteca foi mais tarde alargado e o espaço pertencente à Sala dos Professores passou a funcionar como sala multimédia e em 2004/2005 entrou para a rede de bibliotecas escolares.

Formar leitores e não só…

“ A Biblioteca tem três objectivos: Formar leitores; Apoiar os alunos nas actividades escolares; Fomentar as actividades de cultura. Também existem 4 domínios de interacção: Articulação curricular; Leituras e Literacias; Gestão; Actividades livres e de lazer.”
Os jogos de vídeo, têm vindo, cada vez mais a superar os livros em termos de adesão e importância.
Os jovens de hoje ocupam os seus tempos livres a jogar computador, consolas e no telemóvel e quase nunca “desperdiçam” o seu precioso tempo a ler um livro que, muitas vezes, é melhor em termos de instrução e de conhecimentos do que muitos filmes que ocupam os primeiros lugares nas preferências dos adolescentes! “Ainda há muito trabalho a fazer” afirma o Prof. Daciano, pois dos 1100 alunos apenas 558 têm cartão de requisitante.
A biblioteca tem como objectivos principais fazer com que os alunos ganhem gosto pela leitura tornando-se leitores ávidos e apoiá-los em todas as actividades escolares.
Os alunos da ESTP têm ao seu dispor 8 500 documentos, dos quais 2 500 são CD´s, CD´s rom e DVD. Também é possível estar informado sobre as actualidades do país e do mundo através de revistas e jornais que são adquiridos regularmente. Todo o material pode ser consultado na biblioteca ou requisitado para consulta em casa ou na sala de aula.

Biblioteca 24h

Todos os dias, durante o tempo de escola, os alunos têm a oportunidade de ir a um sítio onde a cultura não tem limites, onde as letras se juntam à informática e tornam tudo o que poderia ser aborrecido interessante. Esse sítio é a biblioteca. Sempre que os jovens precisam de saber mais, seja para um trabalho ou enriquecer o conhecimento, podem recorrer a ela, mas, quando não estão na escola e precisam de consultar documentos podem fazê–lo através do seu blog. Numa época marcada pelas novas tecnologias pretende-se com esta iniciativa criar um espaço de divulgação de todas as iniciativas de interesse cultural e também alargar a acção da Biblioteca Escolar.
Além do blog existe uma plataforma moodle à qual cada aluno pode aceder através do seu email institucional e assim conhecer todas as novidades relacionadas com a vida da escola.
Apesar da biblioteca ter um horário de funcionamento, esta pode ser consultada pela Internet a qualquer momento, ou seja, está ao dispor dos alunos 24h.


Ano novo, biblioteca nova …
Quem passa perto do recinto escolar depara-se com o vai e vem de máquinas. O rebuliço deste ano escolar vai ser compensado no próximo ano com novas instalações, e também, uma nova biblioteca.
A nova biblioteca será um espaço todo envidraçado de 300m2 e equipado com16 computadores. Um pequeno anfiteatro poderá funcionar como auditório para desta forma ser mais fácil a realização de actividades relacionadas com a biblioteca.
Espera-se assim criar um espaço apelativo que fomente o gosto pela leitura e conhecimento.

Alunos do 8º B da Escola Secundária de Tomaz Pelayo
Professora Responsável: Fátima Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário