06/01/2012

O POETA DO MÊS

A poesia anda na Escola
O poeta do mês
EUGÉNIO DE ANDRADE
Pseudónimo de José Fontinhas, Eugénio de Andrade nasceu em 19 de Janeiro de 1923 em Póvoa de Atalaia, Fundão, no seio de uma família de camponeses. A sua infância foi passada com a mãe, na sua aldeia natal. Mais tarde, prosseguindo os estudos, foi para Castelo Branco, Lisboa e Coimbra, onde residiu entre 1939 e 1945. Em 1947 entrou para a Inspecção Administrativa dos Serviços Médico-Sociais, em Lisboa. Em 1950 foi transferido para o Porto, onde fixou residência.·
Abandonou a ideia de um curso de Filosofia para se dedicar à poesia e à escrita, actividades pelas quais demonstrou desde cedo profundo interesse, a partir da descoberta de trabalhos de Guerra Junqueiro e António Botto. Camilo Pessanha constituiu outra forte influência do jovem poeta Eugénio de Andrade.
Embora não se integre em nenhum dos movimentos literários que lhe são contemporâneos, não os ignorou, mostrando-se solidário com as suas propostas teóricas e colaborando nas revistas a eles ligadas, como Cadernos de Poesia; Vértice; Seara Nova; Sísifo; Gazeta Musical e de Todas as Artes; Colóquio, Revista de Artes e Letras; O Tempo e o Modo e Cadernos de Literatura, entre outras.·
A sua poesia caracteriza-se pela importância dada à palavra, quer no seu valor imagético, quer rítmico, sendo a musicalidade um dos aspectos mais marcantes da poética de Eugénio de Andrade, aproximando-a do lirismo primitivo da poesia galego-portuguesa ou, mais recentemente, do simbolismo de Camilo Pessanha.
O tema central da sua poesia é a figuração do Homem, não apenas do eu individual, integrado num colectivo, com o qual se harmoniza (terra, campo, natureza - lugar de encontro) ou luta (cidade - lugar de opressão, de conflito, de morte, contra os quais se levanta a escrita combativa).
A figuração do tempo é, assim, igualmente essencial na poesia de Eugénio de Andrade, em que os dois ciclos, o do tempo e o do Homem, são inseparáveis, como o comprova, por exemplo, o paralelismo entre as idades do homem e as estações do ano. A evocação da infância, em que é notória a presença da figura materna e a ligação com os elementos naturais, surge ligada a uma visão eufórica do tempo, sentido sempre, no entanto, retrospectivamente. A essa euforia contrapõe-se o sentimento doloroso provocado pelo envelhecimento, pela consciência da aproximação da morte (assumido sobretudo a partir de Limiar dos Pássaros), contra o qual só o refúgio na reconstituição do passado feliz ou a assunção do envelhecimento, ou seja, a escrita, surge como superação possível. Ligada à adolescência e à idade madura, a sua poesia caracteriza-se pela presença dos temas do erotismo e da natureza, assumindo-se o autor como o «poeta do corpo». Os seus poemas, geralmente curtos, mas de grande densidade, e aparentemente simples, privilegiam a evocação da energia física, material, a plenitude da vida e dos sentidos.
Foi galardoado com o Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, atribuído a O Outro Nome da Terra (1988), e com o Prémio de Poesia Jean Malrieu, por Branco no Branco (1984). Recebeu ainda, em 1996, o Prémio Europeu de Poesia. Foi criada, no Porto, uma fundação com o seu nome.

OBRA:

Poesia
"Adolescente". Lisboa, ed.do Autor, 1942.
"Pureza". Lisboa, Livraria Francesa, 1945.
"As Mãos e os Frutos".Lisboa, Portugália, 1948.
"Os Amantes sem Dinheiro". Lisboa, Centro Bibliográfico, 1950.
"As Palavras Interditas". Lisboa, Centro Bibliográfico, 1951.
"Até Amanhã". Lisboa, Guimarães Editores, 1956.
"Coração do Dia". Lisboa, Iniciativas Editoriais, 1958.
"Mar de Setembro".1961.
"Ostinato Rigore". Lisboa, Guimarães Editores, 1964.
"Obscuro Domínio". Porto, Editorial Inova, 1971.
"Véspera da Água". Porto, Editorial Inova, 1973.
"Escrita da Terra e Outros Epitáfios". Porto, Editorial Inova, 1974.
"Limiar dos Pássaros". Porto, Limiar, 1976
"Memória Doutro Rio". Porto, Limiar, 1978.
"Matéria Solar". Porto, Limiar, 1980
"O Peso da Sombra". Porto, Limiar, 1982.
"Branco no Branco". Porto, Limiar, 1984.
"Aquela Nuvem e Outras". Porto, Edições Asa, 1986.
"Contra a Obscuridade". Lisboa, Círculo de Leitores.
"Vertentes do Olhar". Porto, Limiar, 1987.
"O Outro Nome da Terra".
"Rente ao Dizer"
"Homenagens e Outros Epitáfios"
"Ofício de Paciência"
"Antologia Breve"
"O Sal da Língua". Porto, Fundação Eugénio de Andrade, 1995.  
 
Prosa 
"Os Afluentes do Silêncio". Porto, Editorial Inova, 1968.
"História da Égua Branca". Porto, Edições Asa, 1976.
"Rosto Precário". Porto, Limiar, 1979.
"À Sombra da Memória".


As palavras

 São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?

                   Eugénio de Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário