04/05/2012

A leitura e competências associadas







A Maior Flor do Mundo

   Esta história vai ser escrita para crianças, mas talvez não seja bem assim.
   Numa bela tarde de Verão, o Hélder e o pai foram ao campo buscar uma árvore, para colocar num vaso para decorar a sua casa. Mas o Hélder não estava interessado na árvore, mas sim num escaravelho que vagueava à procura de comida para o seu inverno rigoroso. O menino gostou tanto dele que decidiu pô-lo dentro de uma caixa e levá-lo para casa.
   Quando chegou a casa, o Hélder abriu-a para o espreitar, mas o escaravelho, feito esperto, fugiu quando ele menos esperava. Foi parar num sítio cheio de areia com um rio ao fundo, para poder descansar.
   O Hélder, triste por tê-lo perdido, saltou o muro da sua casa e foi atrás dele. Quando o escaravelho viu o menino, começou a voar por cima do rio. Como o Hélder não sabia voar, nem nadar, viu um tronco e utilizou-o para passar para o outro lado.
   Para conseguir atravessar a floresta e apanhar o escaravelho teve de afastar vários arbustos. No fim de um campo de trigo, encontrou uma flor murcha e teve pena dela, por isso foi várias vezes ao rio buscar água. Deitou-lhe muita água e ela foi crescendo, crescendo…. até se tornar a maior flor do mundo.
   Os seus pais ao perceberem que ele tinha fugido, foram procurá-lo. Ficaram admiradíssimos quando repararam que o seu filho estava a dormir coberto com uma pétala branca da maior flor do mundo. A flor cresceu até tapar o sol e os habitantes da aldeia saíram das suas casas, para admirarem aquela fantástica e maravilhosa flor.
   No fundo, não sei se esta história está muito adequada para crianças, mas foi assim que eu a contei e pode ser sempre contada de outra forma.

Cátia Filipa Sousa Carneiro, Nº10 7ºD
Catarina Sofia da Costa Pinto, Nº8 7ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário