08/11/2012

Outubro, foi o "Mês Internacional das Bibliotecas Escolares"






Foram várias as atividades promovidas pela BE. Aqui vão algumas relatadas pelos próprios alunos, relacionadas com a formação de utilizadores e as literacias:

O 7ºC à descoberta da Biblioteca da ESTP

No dia 19 de outubro, durante a aula de Português, fomos à descoberta da Biblioteca Escolar para sabermos como funciona. Fomos com a professora Fernanda Silva e, quando lá chegamos, o Coordenador da Biblioteca, o professor Daciano, recebeu-nos de forma acolhedora.
Para começar, o nosso «guia» fez uma breve apresentação do funcionamento e do regulamento daquele espaço, levando-nos a interagir nessa apresentação.
Seguidamente, fomos visitar os diferentes locais da Biblioteca, como por exemplo, a zona multimédia, a de leitura formal, a de leitura informal, a de trabalho de grupo e, por fim, o auditório onde nos foi proposto que visitássemos virtualmente aquela valência da escola, através do seu blogue, do Facebook e do Twitter para conhecermos as suas novidades.
Para terminar a visita, fomos dar uma «espreitadela» ao arquivo porque queríamos ver as relíquias que lá se encontravam.
Foi uma visita interessante e agradável que provocou em nós vontade de conhecer melhor a nossa Biblioteca e de sermos frequentadores assíduos.

Texto elaborado pelos alunos do 7º C com colaboração da Professora Fernanda Silva 
VISITA E FORMAÇÃO DO UTILIZADOR DA BIBLIOTECA ESCOLAR DA NOSSA ESCOLA
No dia 23 de outubro, durante a aula de Português, fomos a uma sessão de formação sobre o utilizador da biblioteca escolar. Então, percorremos serenamente os corredores até à nossa Biblioteca, até porque estavam muitas outras aulas a decorrer, onde aguardámos tranquilamente a nossa vez de entrar no pequeno auditório da mesma. Estavam aí alunos de outras turmas que, tendo colocado muitas questões ao professor Daciano (Coordenador da BE ESTP), atrasaram a nossa sessão. Enquanto esperávamos, a nossa professora de Português foi-nos dando esclarecimentos quanto aos procedimentos a ter em conta enquanto utilizadores da Biblioteca. 
Entretanto, o professor Daciano recebeu-nos, e depois de nos desejar as boas vindas, apresentou-nos um PowerPoint sobre como funciona a nossa Biblioteca. Assim, ficamos a conhecer as regras de funcionamento e organização da mesma, assim como os recursos físicos e digitais aí disponíveis. Quanto aos digitais, podemos encontrá-los, também, na página e no blogue da Biblioteca, assim como no Facebook e Twitter. O professor Daciano falou-nos ainda do arquivo onde se encontra parte do acervo mais antigo da Escola. Despertou-nos o interesse pela consulta de livros envelhecidos, chamando-nos à atenção para a grafia e estado de conservação dos mesmos.
Por fim, fizemos algumas perguntas ao Coordenador da BE, às quais obtivemos respostas. Terminámos esta formação com uma sessão fotográfica.

Turmas E1/F1 do 10º ano

Relatório sobre a atividade na biblioteca: Formação do Utilizador 

No dia 30 de outubro (terça feira) de 2012, durante o decorrer da aula Português, eu e a minha turma participamos numa sessão na Biblioteca Escolar: como utilizar a biblioteca corretamente. 
A sessão correu bem, aprendi algumas coisas que na minha biblioteca antiga não tinha. Nesta atividade, na minha opinião, todas as turmas da Escola deviam participar, pois toda a gente sabe entrar na Biblioteca, mas muitas pessoas não sabem como utilizá-la, daí a importância desta ação de formação para todas as turmas da Escola. Na Biblioteca da minha antiga Escola, que era pequena, podíamos ir para os computadores, fazer trabalhos individuais ou de grupo, víamos filmes e ouvíamos música. Nesta Escola, a Biblioteca tem as mesmas funções, mas em comparação é melhor. 
Quando chegámos á Biblioteca, sentámo-nos na zona informal, onde se pode ler um livro, uma revista ou até mesmo ouvir música. Ouvimos algumas explicações, para utilizar melhor a Biblioteca e tentar não incomodar as outras pessoas que lá estão. Em seguida, fomos para o pequeno auditório da Biblioteca, tendo passado por todas as zonas da mesma, onde se podem utilizar os computadores, fazer trabalhos individuais e também de grupo. No auditório visualizámos um PowerPoint onde já tinham sido referidas as funções da Biblioteca, anteriormente. Tivemos acesso ao blogue da Biblioteca. Ficámos a saber que podemos encontrar a página da nossa Biblioteca no Facebook e no Twitter. 
Por fim, visualizámos um vídeo, onde tinha alunos dos EstadosUnidos a fazer um videoclip onde cantavam e liam um livro. 
Gostei da sessão e aprendi que cada livro tem a sua ocupação e para encontrar mais facilmente o livro que pretendo basta conhecer a CDU. Também gostei de ver a zona onde estão os livros mais antigos. Aprendi novas maneiras para uma melhor utilização da Biblioteca.
Ana Raquel nº2 10ºS  

Sem comentários:

Enviar um comentário